Com colaboração de Érico Paueli Pirollo e Felipe Augusto

O projeto Crea+ Brasil  vê a escola como um espaço para compartilhar valores, atitudes e conhecimentos. E para que esse local de troca cumpra o seu papel e conceba bons frutos, é necessário que toda a comunidade escolar (estudantes, familiares, educadores e voluntários) esteja unida, preparada e engajada em favor desse objetivo.

Aqui no Crea+ Brasil, quando pensamos em habilidades e fundamentos para alcançar essa e outras metas, vemos como questão de grande relevância, tão importante quanto as  atividades realizadas com as crianças e os adolescentes, oferecer formações Semestral, Continuada e de Convívio aos nossos voluntários.

Com essa iniciativa, pretende-se formar um corpo de pessoas alinhado e comprometido que, a partir de experiências próprias e discussões em grupo, desenvolva seu pleno potencial de empoderamento e autonomia para transformar realidades.  

A Formação Semestral reforça as diretrizes, os sonhos e as ações do Projeto, além de ser um processo de revisão de crenças e valores, permitindo ao voluntário perceber-se como educador.

Entendemos que não é possível apresentar todo o conteúdo em apenas um encontro, por isso, desenvolvemos a Formação Continuada, a fim de estender esse trabalho de reconstrução de conceitos.

Já a Formação de Convívio é o momento de transmitir as práticas transformadoras e restaurativas, adequadas ao desenvolvimento de um ambiente harmonioso e respeitoso, conforme a proposta do Crea+ 2020, plano que reúne os objetivos do Projeto até o fim da década.

Dois anos de imersão no processo educacional

As Formações Continuada e de Convívio dividem-se em quatro temas, complementares uns aos outros, com duração total de dois anos. São eles:

  1. EDUCAÇÃO NO MUNDO: abordará diferentes modelos de educação existentes no mundo e como tais projetos trabalham questões envolvendo conflito e punição. Além disso, as Formações lançam luz ao sistema educacional brasileiro, no sentido de conhecer as instituições e as esferas do Governo, responsáveis por cada etapa do ensino e seu financiamento.
  2. FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE: levantará aspectos ligados à construção de um projeto de vida e de identidade do voluntário, conscientizando-o de como a formação educacional e as escolhas individuais conectam-se à sociedade.Trabalhará também o estabelecimento de vínculos com os projetos e as pessoas ao redor.
  3. INFÂNCIA E JUVENTUDE: tratará das etapas de desenvolvimento da criança, o papel das brincadeiras, a escuta e a compreensão de responsabilidades, direitos e deveres dos jovens (ECA, etc.).  
  4. VIVENDO NO COLETIVO: abordará diferentes formas de poder e participação na sociedade, buscando compreender os caminhos e as dificuldades para a construção de um coletivo democrático, bem como despertar o senso de comunidade e o comprometimento de cada pessoa/instituição.

Interessou-se pelo Crea+ Brasil e todos os conhecimentos e as experiências que o Projeto pode te oferecer? Faça parte do nosso time e torne-se um educador (http://bit.ly/Crea_Processo-Seletivo)! Aproveite também e registre suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s