Conhecendo as áreas institucionais do Crea+

Nosso projeto vive através de um elaborado sistema com partes essenciais ao seu funcionamento. Além do coração do projeto, as aulas de projetos e atividades, o Crea+ Brasil possui voluntários dedicados às áreas institucionais cuja principal função é dar suporte à nossa razão de ser: construir uma sociedade melhor a partir da educação.

Nesse post, você poderá conhecer um resumo de cada área presente nessa estrutura. Vem com a gente!

voluntarios

Pedagogia

Seu principal objetivo é fundamentar o trabalho realizado pelos voluntários, buscando tanto aprimorar técnicas didáticas quanto incentivar discussões teóricas acerca do nosso papel enquanto educadores.

  1. Programa de intercâmbio entre áreas: dentro do processo de formação continuada, todos os voluntários do Crea+ são incentivados a participar de algumas aulas de projetos e atividades. A ideia é que os professores de projetos participem, ao longo do semestre, de algumas aulas de atividades, vice-versa. Os voluntários institucionais são incentivados a participar dos dois tipos de aulas.
  2. Acompanhamento dos professores de projetos: o trabalho semanal dos professores de projetos é acompanhado pelos orientadores de ano, que além de participar de muitas aulas aos sábados, buscam alavancar o conhecimento de cada sala por meio da constante intermediação entre turmas de um mesmo ano.

Convívio

Seu objetivo é atuar em paralelo e em conjunto às práticas pedagógicas em 2 frentes:

  1. Desenvolvimento de um ambiente de relacionamento harmonioso e respeitoso: o foco principal da área é o compartilhamento de práticas que estimulem a aproximação e a criação de vínculos entre estudantes e professores.
  2. Manejo da resolução pacífica e construtiva dos conflitos: o objetivo é desenvolver o lado positivo dos conflitos (aprendizado, desenvolvimento) e, por meio de conversas, trabalhar a responsabilização dos envolvidos (não há certo e errado, em um conflito todos os envolvidos tiveram participação e são corresponsáveis pelo mesmo).

Portanto, o centro dos trabalhos da área está no desenvolvimento de habilidades não-cognitivas/competências socioemocionais.

Crea+ Família

Acreditamos que a família tem um papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos e que, quando as crianças veem o envolvimento dos familiares no processo educacional, significativas melhoras ocorrem em seus desempenhos. Desta forma, o Crea+ Família surge com o objetivo de aproximar a família da escola e inserí-la no processo educativo do qual fazemos parte.

Recursos Humanos

A área tem como objetivo fazer o acompanhamento do voluntário e suas necessidades durante toda a sua permanência no Projeto. Com voluntários bem selecionados, geridos e motivados, o Crea+ tem maior facilidade para atingir os seus objetivos e é essa a principal responsabilidade da área: garantir que o Crea+ esteja com os voluntários certos exercendo as tarefas certas e com alto nível de motivação e  satisfação.

Comunicação

A área de comunicação tem como objetivo integrar os públicos interno e externo do Crea+ às atividades do Projeto, prestando contas sobre nosso trabalho e aumentando nossa exposição. Para isso, temos diversos processos e ferramentas disponíveis, tais como redes sociais, disparo de boletins, site institucional, blog, benchmarking, etc.

Financeiro

A área tem dois objetivos: garantir o adequado funcionamento contábil e fiscal do Crea+ bem como sua viabilidade financeira por meio do monitoramento de caixa. Dentre as responsabilidades da área, inclui-se orçamento anual, reembolsos, relatório financeiros, documentação contábil e fiscal, além do acompanhamento e prospecção de Multiplicadores (captação de recursos).


Se você se inscreveu no Processo Seletivo, esta é uma boa oportunidade para atuar em variadas funções dentro do projeto. Lembramos que, apesar dos voluntários institucionais desempenharem muitas funções sem contato direto com os alunos, a convivência com eles aos sábados se torna indispensável para a participação plena no Crea+ Brasil!

Já se o seu negócio é dar aula mesmo, dá uma olhada nos projetos e atividades em andamento neste semestre clicando aqui.

Como se vê, nossas aulas têm foco interdisciplinar e visam construir novos conhecimentos junto aos alunos. Contamos com os voluntários que virão para ajudar a lapidar a grade curricular de 2016. Afinal, aqui novas ideias são sempre bem-vindas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s